6 de junho de 2017

Pinhão da Serra Gaúcha



Então gente, aqui estou para ensinar à vocês como podemos cozinhar Pinhão. Quem nunca provou, por favor, trate de provar essa delícia, junto com um pouquinho de sal fica incrível! O pinhão é a semente da pinha (a pinha dá nas araucárias). Na verdade, uma pinha tem várias sementes dentro dela. Entenderam? O pinhão é muito consumido na região Sul do país. Enquanto no Rio, a gente vê várias barraquinhas ao longo de estradas vendendo banana, jaca, tangerina, caqui... Por aqui é pinhão! Dá-lhe pinhão! Muitos desconhecem os benefícios dessa semente. A polpa contém amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, zinco e proteínas. O zinco e as vitaminas do complexo B auxiliam na nutrição das células do sistema nervoso, ajudando na memória e raciocínio. Consumindo de 6 a 10 unidades de pinhão ao dia garantimos a quantidade mínima exigida dessas vitaminas e minerais.

Como cozinhar, é bem fácil. 

Para fazer em uma panela de pressão é preciso que você possa medir a quantidade de pinhão e a quantidade de água que tem que pôr. Aqui na minha casa, eu coloco 5 xícaras de água e 3 xícaras de pinhão. Se você quiser já colocar sal, pode por mas eu gosto mais de deixar o pinhão sem sal, na panela de pressão para depois servir e colocar o sal, claro, não é para colocar em cima como se fosse temperar salada hahaha, coloque do lado no prato e vá "molhando" o pinhão no sal. 

O tempo depende da panela de pressão, eu sempre vou analisando como está a situação, então em torno de 1h ou um pouco mais. 



Pinhão e um suco natural de laranja, é tudo de bom

Um comentário:

  1. To morando em Curitiba e o pessoal aqui come muito pinhão e to com muita vontade de comer. Sei que na serra do Rio - meu estado natal -, tem, mas né, sou carioca e nasci na capital, não tem nada disso lá.

    Beijinhos.

    rainbowazure.com

    ResponderExcluir


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo